É praticamente impossível encontrar alguém que não sonha ou nunca sonhou em ter seu próprio negócio. Porém, as dúvidas e incertezas que giram em torno desse objetivo, são muitas: Por onde começar? Qual o melhor investimento? Como diminuir os riscos? O que escolher? Se empreender não se trata de uma ciência exata, ao menos é possível diminuir os riscos, tomando por base os caminhos e características de quem deu certo no mercado. Com uma audaciosa meta de abordar o maior número possível de aspectos relacionados às dúvidas e procedimentos para iniciar sua própria empresa, esta série trará não apenas aspectos básicos, mas também os procedimentos legais, além de entrevistas e bate-papos com profissionais que investiram na carreira “empresária”.

E como o objetivo é agregar sempre, contamos com a participação de todos os leitores para enviar dúvidas, críticas e sugestões, tornando ainda mais rico nosso debate. Hoje falaremos sobre os pontos primordiais para a abertura de empresa, àqueles que necessitam de sua atenção devido às particularidades que cada ramo de negócio exige.

PLANEJAMENTO: Neste primeiro ponto, você deve se questionar: Quais são as metas? Os objetivos? O que ou quem espero alcançar com o meu projeto? Pois será com elas que você traçará um plano para ser executado de maneira sólida e confiante.

LOCAL: Todo empresário tem que estar atento, para tomar conhecimento das leis, restrições, documentações necessárias da cidade, porque muitas vezes cada município possui particularidades na forma de atuação da empresa, contudo, todos tem situações em comum: cuidados com a documentação do imóvel e se a lei de zoneamento do município permite tal atividade no local, são alguns exemplos. A escolha da localização é um ponto estratégico para garantir boas vendas e alcançar o seu público-alvo. Durante esta etapa, procure escolher um local que facilite o acesso dos clientes e também, que seja compatível com o seu orçamento.

TIPO DE EMPRESA: Você também precisará definir o melhor formato jurídico para o seu negócio. Dentre as opções em natureza jurídica (tipo de empresa), podemos destacar:

Cada uma possui sua particularidade e, com a ajuda de um contador, você poderá compreender o que seria melhor para o seu tipo de negócio, bem como, atividade exercida, quantidade de sócios, capital investido, porte da empresa, entre outros.

TRIBUTOS: O regime tributário é o sistema de leis que estabelece as regras de apuração e recolhimento dos tributos, levando em consideração sua expectativa de faturamento, por exemplo. O melhor tipo de regime tributário para uma empresa é aquele que gera maiores benefícios para os negócios. Conheça quais são os tipos existentes atualmente no Brasil:

Esses são apenas alguns, dos vários pontos que existem. Porém, trouxemos aqueles que são a base para dar início à abertura de uma empresa no Brasil. É imprescindível ter o seu contador como um parceiro de negócios e, nós da Elite contabilidade, estamos à disposição para te ajudar a trilhar este caminho desde a abertura até os passos seguintes para o sucesso de sua empresa.

Te esperamos no próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *